sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Filosofia e a Educação



Baseadas na afirmativa “A verdadeira Filosofia é aprender a ver o mundo” de Merleau-Ponty começaremos nossas postagens nesse blog.
A Filosofia nasce na Grécia Antiga com Tales de Mileto, que ao viajar para o Egito estudou Astronomia e Geometria. Ao voltar à Mileto, Tales dedica sua vida aos estudos e passa a contestar a existência dos Deuses do Olimpo. Foi fundador da mais antiga escola filosófica, a Escola Jónica. Foi nessa escola que nasceram as primeiras tentativas totalmente racionais de como se explicar a natureza, ao invés de explicar tudo como sendo pela vontade dos deuses.
Isso tudo aconteceu no século VII a.C. e se formos analisar friamente o modo de ver o mundo, pouca coisa mudou.
Desde então o mundo passou pelo nascimento e morte de Cristo, nascimento da igreja, revoluções, duas guerras mundiais, viu Leonardo Da Vinci, Bach, Einstein, Freud, Robert Plant e tantos outros que nos fazem pensar em como hoje somos uma raça mais evoluída, bom, basta olharmos a tecnologia e a medicina que nos cerca. Porém no meio de todas essas coisas inventadas, indagadas, recriadas, o mundo ainda encontra-se em guerras milenares, pessoas morrem todos os dias de fome e nossos recursos naturais estão se esgotando cada vez mais.
Voltando a afirmativa de Ponty, como poderemos ver o mundo verdadeiramente?
Sendo bem racional, assim como pede nossa querida Filosofia, o mundo não passa de água, terra, florestas, animais, países, cidades e SERES HUMANOS. Acreditamos que para entendermos o mundo onde vivemos, devemos aprender a entender as pessoas que nele vivem. À partir do momento onde entendermos como as pessoas de cada região vivem, podemos mudar muito essas problemas citados à cima e a única arma para esta batalha é a educação. Radicais acreditam que não existe revolução sem armas, porém, em nossa maneira de ver o mundo, violência gera violência e a única forma que enxergamos para um mundo melhor é utilizando-se da educação. Mas não essa educação que conhecemos hoje. É preciso pensar em algo novo e libertador, algo em que tire as vendas e os grilhões intelectuais de nossos alunos. Porem isso não é tarefa fácil, mas é algo que já está sendo estudado. Baseados nos relatórios da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI, foram fundamentados quatro conceitos, chamados de Os quatro pilares da Educação, que são eles: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Dessa maneira, descentralizamos o ensino do educador, onde o principal na aprendizagem é a independência do aluno. O educador é apenas o mediador do conhecimento.
A educação tem muito que evoluir ainda, mas está seguindo seu caminho.
Quando o mundo atingir altos índices de educação, acreditamos que todos nós aprenderemos a ver o mundo e assim a cuidar dele, afinal cuidar do mundo é cuidar das pessoas.
Ah, não conte ao nosso avô, Tales de Mileto, mas infelizmente a humanidade não evoluiu muito desde o nascimento de nossa mãe.



2 comentários:

  1. O caráter informal e despojado do texto ficou bem legal, pois não deixou de aprofundar as questões. Só uma questão: evoluímos enquanto humanidade?

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    1. Acreditamos que não, Ms., pois ainda vivemos questões como fome e guerras, por exemplo, entendemos que quando a humanidade evoluir, essas questões não serão mais um problemas, mas sim fatos histórico

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